As brincadeiras e jogos estão presentes na vida do ser humano há muito tempo. Percebe-se este fato nos jogos tradicionais, que transmitidos de geração a geração, permanecem até os dias atuais, mesmo com algumas adaptações da modernidade.
Em função de uma sociedade em constante transformação, a brinquedoteca surge nas escolas como um espaço infantil, em que é possível observar as crianças no momento lúdico. O brincar é uma forma de comunicação entre a criança e o mundo a sua volta. Um espaço favorável à promoção da aprendizagem e do desenvolvimento da criança. Na brincadeira a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo e motor, tornando o espaço da brinquedoteca um lugar em que é possível conhecer o aluno de forma global. Nas escolas esses espaços ganham vida e colaboram para uma aprendizagem mais significativa. Na brinquedoteca, espaço lúdico com brinquedos, materiais, jogos e objetos que promovem e estimulam a construção do saber, a socialização, o desenvolvimento das capacidades e habilidades infantis. Apesar da brinquedoteca estar de acordo com a realidade de cada escola, já é de conhecimento de todo educador de que os jogos e as brincadeiras necessitam de um lugar de destaque no programa escolar. Inclusive na psicopedagogia a ludicidade é importante na prevenção e intervenção de problemas de aprendizagem. A criança para envolver-se no processo de ensino-aprendizagem precisa desenvolver uma estabilidade emocional, que só será possível se aprender a controlar suas atitudes e emoções, desenvolvidas inicialmente nos jogos e no brincar. Vale ressaltar, que o brincar contribui para saúde e bem estar em qualquer idade!
Márcia Alves
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