A adolescência é considerada um período de mudanças, não só físicas, sexuais, psicológicas e cognitivas, mas também, nas demandas feitas pelos pais, companheiros, professores e pela sociedade em si. Segundo Mussen (1995) o termo adolescente vem do latim adolescere, que significa crescer para a maturidade. A adolescência começa com as questões biológicas de mudança na estrutura corporal e termina com as questões culturais, pois em algumas culturas pode ser breve, saindo da infância e assumindo a vida adulta, em outras se prolonga por anos. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente a adolescência é definida como uma etapa da vida entre 12 e os 18 anos. Na teoria de Piaget a adolescência é uma fase que ocorre gradativamente (pensamento operatório formal). No século XVIII, Rosseau conceituou a adolescência como um período de modificações, um segundo nascimento em direção à autonomia da vida adulta. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adolescência constitui-se num processo fundamentalmente biológico, durante a qual se acelera o desenvolvimento cognitivo e a estruturação da personalidade. Um momento da vida, um período de transição entre a infância e a vida adulta, entre a dependência e a maturidade.
Atualmente nossa sociedade vive uma pluralidade cultural e social, visto que para alguns jovens de família de baixa renda a “adolescência” envolve responsabilidades, trabalho e despesas domésticas, apesar dos conflitos internos característicos da adolescência, em contrapartida, jovens de classe média alta, permanecem na casa dos pais por mais tempo, prolongando a adolescência. Para cada jovem uma realidade diferente, todavia para cada fase da vida há perdas e ganhos penso que, como a adolescência é um processo biopsicossocial, envolve a pluralidade em que o sujeito está envolvido, mas quando a identidade se consolida juntamente com a maturidade, e em paralelo o físico já se estabilizou e permanecerá até o início da terceira idade, inicia-se então a fase adulta. Percebe-se então uma estabilidade emocional e objetivos característicos da fase adulta, como por exemplo, as afinidades e relacionamentos. Cada fase contempla expectativas diferentes com relação à própria vida.
1 Comment
5/10/2024 06:52:21 am
That is great submit and also i spend time you just read this kind of submit. your blog will be great and you also have got excellent employees within your website. great revealing keep it up.
Reply
Leave a Reply. |
Faça parte da nossa equipe, participe. Nos envie seu artigo, relate sua experiência, recomende cursos, sites. Façamos a difenrença!!
|