O sistema educacional inclusivo na realidade brasileira encontra-se amparada legalmente e em princípios fundamentados em ideias democráticas de igualdade e diversidade. Entretanto, no meio educacional percebe-se uma discussão conceitual sobre a inclusão que inclui a efetivação de ações e o respeito as diferenças individuais das crianças. Uma proposta de uma educação inclusiva requer ainda transformações no sentido de provocar mudanças na escola da atualidade, através da mudança de comportamentos, assim como o rompimento de barreiras históricas, financeiras, físicas e atitudinais. Faz-se necessário a formação e educação continuada de professores, a fim de atender os alunos com necessidades especiais, seja elas um transtorno de comportamento grave ou dificuldades de locomoção, entre outras. O comprometimento de todos os envolvidos no processo educacional para a com a educação inclusiva é imprescindível e para que seja significativa e realmente faça a diferença na vida escolar dessas crianças, alguns aspectos devem ser considerados como o apoio de especialistas, uma nova organização escolar e uma intervenção relevante. Considero que ainda temos muito a caminhar no que tange a inclusão de crianças com necessidades especiais no âmbito escolar regular, em função de uma sociedade mais justa e solidária. São muitos os obstáculos a serem vencidos.
Márcia Alves
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