O professor na contemporaneidade vislumbra novos patamares de conhecimento. Não basta apenas ter o domínio do conteúdo, é necessário saber transmiti-lo como linguagem acessível ao aluno, trocando ideias e experiências, levando em consideração o conhecimento prévio do educando.
Grandes desafios são impostos diariamente aos profissionais de educação. Manter as aulas atrativas veio com o advento da tecnologia e da globalização. Uma informação que algum tempo atrás só constava nos livros didáticos, hoje está na internet, compartilhada nas redes sociais e ao alcance dos estudantes em apenas um clique. Para acompanhar tal crescimento o docente desenvolve competências em seus estudantes através da contextualização de conteúdos significativos, utilizando planejamentos criativos e flexíveis. Segundo Saviane (2001), a pedagogia é a área que trata dos princípios e métodos de ensino na condução dos assuntos educacionais. As estratégias de ensino e aprendizagem possibilitam conhecer a forma como os alunos aprendem, auxiliando o docente a intervir no processo de aquisição do conhecimento. As atividades de planejamento são muito importantes para a execução do currículo e do ensino, pressupondo a elaboração de projetos, como se dará o processo de avaliação e as estratégias utilizadas em sala de aula. Trabalhar de forma interdisciplinar e contextualizada. A interdisciplinaridade viabiliza interconexões – causa e efeito; supera a visão fragmentada da produção do conhecimento; produz coerência, promovendo avanços na produção de novos conhecimentos. Possibilita a compreensão de mundo e a visão do homem como sujeito e agente de transformação. A contextualização pressupõe ações e estudos voltados para a realidade e situações cotidianas, que contribuam para a resolução de desafios em coletividade em busca de decisões mais coerentes e assertivas. Tornar a aprendizagem interativa. Fale dizer, que o domínio de linguagens colabora para a busca de informação, através de estratégica que estimulem a capacidade de ler, escrever, a formação científica, estética e ética, desenvolvimento de capacidades cognitivas e operativas. A leitura e compreensão do que se leu é de fundamental importância em qualquer etapa de ensino e em qualquer área de conhecimento. Assim como introduzir os alunos nos significados da cultura e da ciência por meio de mediações cognitivas e interacionais, possibilita uma formação que o ajude a transformar-se num sujeito pensante, dentro da sociedade em que vive. A criação da informação, articula a capacidade de receber e interpretar conteúdos, contextualizá-los, considerando-se o aluno como sujeito de seu próprio conhecimento. A pedagogia trabalha em uma perspectiva inclusiva, pressupondo que todos os alunos podem aprender. Desenvolver uma boa práxis pedagógica, ou seja, uma integração entre a teoria e a prática através da constante reflexão crítica sobre a mesma. Referências: ACAMPORA, Bianca. A importância na pedagógica em qualquer etapa de ensino. Língua Portuguesa. São Paulo. Ed. 61.p.24-27, Jan.2016. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 34. ed. rev. Campinas, Autores Associados, 2001. (Col. Polêmicas do Nosso Tempo; vol. 5). 94 p.
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