A adolescência é considerada um período de mudanças, não só físicas, sexuais, psicológicas e cognitivas, mas também, nas demandas feitas pelos pais, companheiros, professores e pela sociedade em si. Segundo Mussen (1995) o termo adolescente vem do latim adolescere, que significa crescer para a maturidade. A adolescência começa com as questões biológicas de mudança na estrutura corporal e termina com as questões culturais, pois em algumas culturas pode ser breve, saindo da infância e assumindo a vida adulta, em outras se prolonga por anos. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente a adolescência é definida como uma etapa da vida entre 12 e os 18 anos. Na teoria de Piaget a adolescência é uma fase que ocorre gradativamente (pensamento operatório formal). No século XVIII, Rosseau conceituou a adolescência como um período de modificações, um segundo nascimento em direção à autonomia da vida adulta. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adolescência constitui-se num processo fundamentalmente biológico, durante a qual se acelera o desenvolvimento cognitivo e a estruturação da personalidade. Um momento da vida, um período de transição entre a infância e a vida adulta, entre a dependência e a maturidade.
Atualmente nossa sociedade vive uma pluralidade cultural e social, visto que para alguns jovens de família de baixa renda a “adolescência” envolve responsabilidades, trabalho e despesas domésticas, apesar dos conflitos internos característicos da adolescência, em contrapartida, jovens de classe média alta, permanecem na casa dos pais por mais tempo, prolongando a adolescência. Para cada jovem uma realidade diferente, todavia para cada fase da vida há perdas e ganhos penso que, como a adolescência é um processo biopsicossocial, envolve a pluralidade em que o sujeito está envolvido, mas quando a identidade se consolida juntamente com a maturidade, e em paralelo o físico já se estabilizou e permanecerá até o início da terceira idade, inicia-se então a fase adulta. Percebe-se então uma estabilidade emocional e objetivos característicos da fase adulta, como por exemplo, as afinidades e relacionamentos. Cada fase contempla expectativas diferentes com relação à própria vida. Márcia Alves
1 Yorum
Yanıt Ver. |
Artigos 2018
|